segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Celular com 9 dígitos começa em julho na Grande São Paulo


Todo número de celular da Grande São Paulo terá nove dígitos a partir de 29 de julho. A medida visa ampliar a quantidade de combinações numéricas na área 11.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), restam 4 milhões de números com oito dígitos disponíveis, que se esgotariam em um ano e meio se a demanda por novas linhas de celular for mantida.

A medida vai atingir 64 cidades da Grande São Paulo e entorno -um total de 39 milhões de pessoas.

O acréscimo de um nono dígito será usado em todo o país, mas o prazo para implementação fora de São Paulo ainda será definido pela agência reguladora.

De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, provavelmente os próximos a adotar os nove dígitos serão o restante do Estado de São Paulo e o Rio de Janeiro.

O dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números da área 11. O nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para celulares da área, independentemente do local de origem da chamada.

Após 29 de julho, as ligações feitas com oito dígitos ainda serão completadas durante um período de 90 dias.

Os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após essa transição, as chamadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Rezende estima que as empresas gastem R$ 300 milhões para adaptar suas redes ao nono dígito.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário