terça-feira, 26 de abril de 2011

Nancy Andrighi toma posse como membro efetivo do TSE.

A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), será empossada como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (26), às 19h, em substituição ao ministro Aldir Passarinho Junior, que aposentou-se no último dia 18.

Ainda hoje, os ministros devem eleger e dar posse ao novo corregedor-geral da Justiça eleitoral, cargo antes ocupado pelo ministro Aldir Passarinho Junior.

Ministra do STJ desde outubro de 1999, Nancy Andrighi começou na magistratura em seu estado natal, o Rio Grande do Sul, de onde saiu para disputar uma vaga no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Atuou como desembargadora do TJDFT de 1992 a 1999. Foi coordenadora da implantação e funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no Distrito Federal, em 1996, e dos trabalhos de reforma do Código de Processo Civil de Moçambique – África, em 1997. Integra o STJ desde 27 de outubro de 1999, atuando na Terceira Turma e na Segunda Seção, órgãos que presidiu, e na Corte Especial.

A ministra Nancy Andrighi é ministra substituta do TSE desde maio de 2010 e, nas últimas eleições, atuou como ministra auxiliar, julgando processos sobre propaganda eleitoral irregular.

Mesmo como membro efetivo do TSE, a ministra não se afastará de suas atividades no STJ. O TSE é composto por sete ministros efetivos, sendo três juízes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), outros dois juízes entre os ministros do STJ e dois advogados indicados pelo Supremo e nomeados pelo presidente da República. Os ministros são eleitos para um biênio, podendo haver uma única recondução.


FONTE: STJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário